terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Química Entre a Pele e o Perfume


Por que os perfumes tem cheiros diferentes em pessoas diferentes?

As características da pele são fatores determinantes. Os perfumes aguentam menos tempo em pessoas com pele seca. Já a pele oleosa contém mais umidade natural que prende a fragrância, por isso, retêm o fixador por mais tempo. *O fixador do perfume é de origem gordurosa. Pele com ph elevado faz com que a fragrância se torne muito forte ao contrário da pele seca, que à evaporação do àlcool perde capacidade para reter a fragrância.

Como fazer com que o cheiro do perfume permaneça mais tempo no corpo?

A única maneira de fazer isto é utilizando o cheiro do perfume em camadas! Utilize o gel de banho do perfume (se existir), depois o creme hidratante e por fim o perfume. Poderá também aplicar o perfume nas partes inferiores do corpo ou  próximo a onde existe uma veia de bom calibre (como por exemplo a barriga ou peito), assim como atrás das orelhas e pescoço ou cabelo (partes do corpo onde tendem a ser mais oleosas).


●Morenas/ Negras: A pele morena é geralmente mais oleosa, assim, as fragrâncias duram mais.
●Loiras: Peles claras se adaptam melhor a florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e as fragrâncias evaporam facilmente.
●Ruivas: Pele clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.
●Sudorese: O perfume exala à medida que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor será a fixação.
●Clima: Quanto maior o calor, maior evaporação e menor a fixação.
●Fatores biológicos também podem afetar o cheiro do perfume: Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.
●Adaptação olfativa: Quando nos acostumamos com um determinado cheiro, passamos a percebê-lo muito pouco. Pode-se perceber quando a pessoa acha que seu perfume não tem a mesma fixação de antes ou quando a pessoa passa o perfume e acha que o cheiro sai rapidamente. Cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente: em algumas o cheiro parece grudar e em outras desaparecer em pouco tempo. O mesmo perfume pode persistir 15 horas em uma pessoa e 3 horas em outra. Isso varia de acordo com todos os itens citados nesse post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário